Em Gramsci, o homem guarda um aspecto singular, pois, tem gosto, pensa e é capaz de assumir uma posição diferenciada na vida. As afirmativas relativas à perspectiva gramsciana estão corretas, EXCETO: A) Todos os homens pensam, todos ligam causa e efeito, mas de modo empírico, não organizado, mesmo assim todos são cultos. B) Ao pensar dessa forma, Gramsci credita ao sujeito um papel diferenciado na história, capaz de alterar as relações sociais e políticas. C) O homem é visto como intelectual, todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais. D) O homem é visto como intelectual, todos os homens são intelectuais, e assim todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais
Respostas
respondido por:
0
A alternativa d é incorreta.
Para Gramsci uma classe deve reconhecer que a autoridade e suas diferentes formas de coerção envolvem artifícios que vão além da violência.
Além disso, na hegemonia a superioridade de um país tem sobre os demais, ocorre de modo a torna-lo soberano, e, assim, essa superioridade pode ser encontrada na economia industrial de um determinado país por exemplo, combatendo assim com a contra-hegemonia que visa uma quebra hegemônica para dar vida a uma nova, dialogando sobre um novo conceito.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás