Um produtor de café irá colher sua safra daqui a 60 dias. Este produtor está com medo de que em 60 dias os preços do café estejam muito baixos. Então, para assegurar um preço de venda capaz de garantir sua margem de lucro, ele decide não esperar para procurar um comprador (que acredite que o preço do café irá aumentar). O produtor e o comprador fecham um contrato no mercado de balcão estabelecendo a quantidade de 100 sacas de café, o preço de 500 reais por saca de café e a data de liquidação em 60 dias. O que acontecerá se em 60 dias o preço da saca de café está em 550 reais por saca?
a) O produtor entregará o café a 500 reais por saca, lucrando 50 reais por saca em relação ao preço do mercado.
b) O produtor decidirá não exercer a opção de venda do café a 500 reais por saca, para tentar vender ao preço de mercado.
c) O produtor entregará o café a 500 reais por saca, perdendo 50 reais por saca em relação ao preço de mercado.
d) O comprador decidirá não exercer a opção de compra do café a 500 reais por saca, para tentar comprar ao preço de mercado.
e) O produtor entregará a quantidade de café estabelecida no contrato pelo valor de mercado de 550 reais
Respostas
Resposta: c) O produtor entregará o café a 500 reais por saca, perdendo 50 reais por saca em relação ao preço de mercado.
Explicação:O contrato dado como exemplo no exercício faz parte do mercado a termo.O mercado a termo é aquele em que as partes (comprador e vendedor) assumem no mercado de balcão o compromisso de compra e venda de um ativo em uma quantidade pré-determinada e a um preço pré-determinado em uma data futura estabelecida. Dessa forma, o contrato exige a compra/venda da mercadoria na data estabelecida, ou seja, a compra/venda não é opcional. Assim, nem o produtor nem o comprador podem decidir não concretizar essa operação. Isso só seria possível em um mercado de opções. Uma vez que o valor de mercado na data de liquidação é superior ao valor do contrato, o produtor sai perdendo e o comprador sai lucrando.
Resposta:
O produtor entregará o café a 500 reais por saca, perdendo 50 reais por saca em relação ao preço de mercado.
Explicação:
O contrato dado como exemplo no exercício faz parte do mercado a termo. O mercado a termo é aquele em que as partes (comprador e vendedor) assumem no mercado de balcão o compromisso de compra e venda de um ativo em uma quantidade pré-determinada e a um preço pré-determinado em uma data futura estabelecida. Dessa forma, o contrato exige a compra/venda da mercadoria na data estabelecida, ou seja, a compra/venda não é opcional. Assim, nem o produtor nem o comprador podem decidir não concretizar essa operação. Isso só seria possível em um mercado de opções. Uma vez que o valor de mercado na data de liquidação é superior ao valor do contrato, o produtor sai perdendo e o comprador sai lucrando.