Ao abordar o papel do diretor escolar, Vitor Paro afirma que "(...) pode-se entender que a administração é uma atividade burocrática, instrumento do diretor, que pode, inclusive, delega-la a outras pessoas, uma vez que detém o poder de decisão e de organização da escola, entendimento também presente nas relações empresariais. Espera-se que o diretor de escola pública, como funcionário do Estado, cumpra condutas administrativas nem sempre coerentes com objetivos educativos e nem sempre com as condições materiais satisfatórias".
A respeito do gestor escolar, complete as lacunas a seguir.
O diretor escolar preocupado em oferecer possibilidades de melhorias a sua comunidade escolar, apesar de consciente de toda a _____________ de um sistema de ensino, oportuniza práticas de participação ____________ nas tomadas de decisão da escola sempre aliando o _____________ e o administrativo em prol da ____________ do ensino.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
burocracia – coletiva – pensamento – qualidade.
b)
qualidade – coletiva – pensamento – burocracia.
c)
qualidade – coletiva – pedagógico – burocracia.
d)
burocracia – coletiva – pedagógico – qualidade.
e)
qualidade – individual – pensamento – burocracia.
2)
Para Luck (2009, p. 17), "[...] na escola, o diretor é o profissional a quem compete a liderança e organização do trabalho de todos os que nela atuam, de modo a orientá-los no desenvolvimento de ambiente educacional capaz de promover aprendizagens e formação dos alunos, no nível mais elevado possível, de modo que estejam capacitados a enfrentar os novos desafios que são apresentados.
Sobre a gestão escolar, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É responsabilidade do diretor escolar assumir sozinho os meios necessários para que a aprendizagem aconteça.
PORQUE
II. O trabalho do gestor é gratificante quando a comunidade está envolvida e o processo do desenvolvimento da aprendizagem apresenta evolução.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
3)
Desempenhar a função de gestor escolar não é uma tarefa simples, é necessário ter muita dedicação, motivação, resiliência, estudo e certa experiência. No entanto, há um ponto que simplifica todas essas características e garante o sucesso das escolas: o planejamento estratégico.
O planejamento permite que o gestor trace metas periódicas para sua escola e as estratégias adequadas para alcançá-las.
Planejar o orçamento, despesas, ações de marketing, calendário, plano pedagógico, manutenção e melhorias, é essencial para ter uma gestão eficiente e assertiva.
Agora, se você ainda não fez um planejamento estratégico para sua escola nesse ano, não se preocupe, você pode avaliar a situação atual e planejar hoje as mudanças que deseja até o fim do ano.
Definir as Diretrizes Estratégicas de uma secretaria de educação e/ou escola é a primeira ação a ser feita pela sua liderança.
São elementos fundamentais para a definição de Diretrizes estratégicas:
Alternativas:
a)
a definição da equipe de liderança, com participação de todos os segmentos, principalmente alunos, pais e comunidade.
b)
a responsabilidade final como atribuição dos professores como guardiões dos planos do Plano Estratégico.
c)
a importância em ouvir as vozes das Partes Interessadas (professores, secretaria de educação, pais ou responsáveis pelos alunos, alunos, funcionários, comunidade local) para o desenvolvimento do Plano.
d)
é obrigação do gestor ouvir as partes interessadas e validar tudo o que se ouve.
e)
as Diretrizes servirão como sugestões para que cada educador, funcionário, classe, setor, conduz seu trabalho, decide, prioriza, avalia, melhora, interage, cresce e a instituição se pereniza.
Respostas
Resposta:
1-D
2-C
3-C
4-A
Explicação:
1-D) burocracia – coletiva – pedagógico – qualidade.
Um sistema de ensino envolve grande burocracia, mas o diretor escolar deve oportunizar práticas de participação coletiva no que envolve as tomadas de decisão pedagógica e administrativa.
2-C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Para que o trabalho do gestor seja considerado gratificante, a comunidade deve estar envolvida e deve ocorrer a evolução do processo de desenvolvimento da aprendizagem.
3-C) a importância em ouvir as vozes das Partes Interessadas (professores, secretaria de educação, pais ou responsáveis pelos alunos, alunos, funcionários, comunidade local) para o desenvolvimento do Plano.
É recomendável que sejam escutadas as partes interessadas, professores, alunos, pais, funcionários, comunidade, entre outros, para o desenvolvimento do plano.
Bons estudos!