• Matéria: Ed. Física
  • Autor: kaiquejjacomeli
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 9
Ricardo é um profissional de Educação Física especializado em treinamento físico para atletas fisioculturistas. Ao estar atendendo na academia em que trabalha, Ricardo foi abordado por um indivíduo que estava interessado em iniciar um programa de treinamento físico para perda de peso. O sujeito pesava 170 kg e nunca praticou nenhuma atividade física. Ao notar que se tratava de um indivíduo obeso, Ricardo não atendeu o sujeito.

TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. [Unidade V, pg. 156 a 160].

De acordo com o seu material, considere a situação hipotética acima e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
A atitude de Ricardo é considerada ética e moral profissionalmente, pois sua especialização é direcionada a atletas fisiculturistas.

Alternativa 2:
O sujeito deve procurar um ambiente especializado em atendimento a pessoas obesas e não a academia.

Alternativa 3:
Ricardo não tem o dever de atender o aluno pois o sujeito é obeso.

Alternativa 4:
A atitude de Ricardo foi profissionalmente antiética.

Alternativa 5:
A atitude de Ricardo foi ética, porém imoral.

Respostas

respondido por: rosiimouraa
3

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

A atitude dele foi antiética, pois ele simplesmente não atendeu o cliente. Ele poderia ter encaminhado o cliente para outro profissional.

Negar atendimento em uma área que não lhe diz respeito é ético, já que não se tem conhecimento sobre essa área, mas deixar o cliente totalmente sem encaminhamento é algo antiético.

respondido por: deideclaudinooficial
0

Resposta: A atitude de Ricardo foi profissionalmente antiética.

Explicação:  LIVRO INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA  (pagina 160)

"Não atender, já é um erro de um profissional"

Pensamos no exemplo aplicado à intervenção  do profissional de Educação Física: o princípio ético  na nossa profissão é a ausência de discriminação ou  qualquer tipo de preconceito (CONFEF, 2015). Se ao atender a um aluno que frequenta determinada  academia de ginástica, eu tenho atitude preconceituosa quanto à sua forma física ou habilidade para  executar a técnica de determinado movimento, não  estou aplicando, na prática, o princípio ético. Portanto, não é uma atitude que segue a conduta moral.

Perguntas similares