• Matéria: Artes
  • Autor: vanmorais2
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto 1: Parte da produção de Jean-Louis André Théodore GÉRICAULT (1791-1824) e de Francisco José de GOYA y Lucientes (1746-1828) é retirada da atualidade político-social da época (naufrágios, revoltas sociais, lutas nacionalistas e seus heróis) Essa produção individual classifica-se, portanto, no que se denomina de estilo Neobarroco, muito próximo do novo estilo que vai imperar no século XIX, que é Romantismo de modo geral.

Texto 2: O ponto de convergência entre a arte Neoclássica, o Romantismo e o Neobarroco é a arte de Eugène DELACROIX (1798-1863) de caráter complexo, revolucionário e rebelde na aceitação dos padrões da Academia. Delacroix acredita que a cor é mais importante que o desenho. Nos seus quadros existem imaginação e paixão, sem clareza nos contornos, sem modelação de luz e sombra, sem pose e comedimento na composição.



A partir dos textos apresentados, redija um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

1. Indique uma obra de um ou de outro estilo, nominando-a corretamente, dentro das normas de indicação de uma obra artística (não é obrigatório a inserção da imagem, mas as indicações corretas, sim.) e faça uma análise formal, concluindo o texto com o segundo aspecto:

2. Interpretação da obra escolhida, segundo o estilo escolhido: características da pintura Neobarroca ou o Estilo do Romantismo

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

O principal marco do romantismo no Brasil foi a publicação do livro de poemas “Suspiros poéticos e saudades” de autoria de Domingos José Gonçalves de Magalhães em 1836.

O Romantismo foi importante para o Brasil devido as diversas manifestações culturais, literárias e artísticas, sendo um movimento filosófico e artístico. Cultivava uma visão de mundo centrada no indivíduo, ideias utópicas, amores platônicos impossíveis, idealização da mulher, culto a natureza, sentimentalismo exacerbado, religiosidade e maior liberdade formal.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares