1)
Uma das principais causas dos conflitos entre parentes nas empresas familiares são discordâncias fora do trabalho. Brigas, discussões e rixas entre membros da família podem levar as organizações ao caos. De acordo com pesquisas, as empresas familiares são extremamente conflituosas. Entre as causas das brigas, talvez a mais comum seja a sucessão, ou seja, a escolha do futuro presidente. Um pai pode ter muitos filhos, que terão ainda mais netos em um crescimento quase geométrico. Desta maneira, na hora da escolha do sucessor, o presidente terá muitos pretendentes ao cargo, o que aumenta as chances de conflito. Na empresa Dalamore (Nome Fictício) a situação não é diferente, no entanto o patriarca está com muita pressa de escolher o seu sucesso, pois está muito doente, não sabe quanto tempo ainda pode administrar a empresa e sabe que sua escolha será respeitada por todos os familiares. Ele sabe que deverá tomar uma decisão imediatamente, independentemente da opinião dos demais familiares.
Neste caso, qual é o estilo de negociação sugerido?
Alternativas:
a)
Não negociar
Alternativa assinalada
b)
Competição
c)
Conciliação
d)
Colaboração
e)
Evitamento
2)
Joana, gestora de uma indústria de bebidas localizada no Vale do Paraíba sabe que os ânimos na empresa onde trabalha são naturalmente intensos. Como a indústria é de origem europeia, parece que a discussão, em um volume bastante alto, é uma premissa para que a negociação seja realizada. No entanto, ela sabe que apesar do ritmo das discussões, todos sempre entram em um acordo. Joana, tem muita paciência, coloca os interesses dos outros como prioridade e, por isso, sempre consegue fechar acordos.
No estilo de negociação que Joana tem aplicado a esta empresa com sucesso, ela está constantemente:
Alternativas:
a)
Competindo
b)
Evitando
Alternativa assinalada
c)
Conciliando
d)
Concedendo
e)
Cooperando
3)
A partir de um bom planejamento e comunicação a chance de sucesso nos acordos é consideravelmente maior. Em relação ao preparo que um negociador deve ter em relação à negociação, analise as afirmativas a seguir:
I. Em uma negociação deve haver acordo, ou um ajuste.
II. Em uma negociação deve-se fugir de dois fatores muito prejudiciais: a emoção e a comunicação.
III. Divergências e antagonismos estão sempre presentes em qualquer negociação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e III, apenas.
Alternativa assinalada
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
4)
A análise ambiental é uma das fases da negociação, esta fase representa o primeiro estágio do processo, Nesta fase são analisadas as partes envolvidas, o objeto da negociação e as variáveis que a afetam.
Considerando esta fase, assinale a seguir como ela pode ser descrita:
Alternativas:
a)
Planejamento tático.
b)
Análise quantitativa.
c)
Análise qualitativa
d)
Contextualização.
Alternativa assinalada
e)
Resolução.
Respostas
respondido por:
114
Resposta:
1 a(Não negociar)
2 d(Concedendo)
3 c(I e III apenas)
4 d(Contextualização)
Explicação:
Todas corrigidas pelo Ava
thaynarahtinha2:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
142
1 – a) Não negociar.
O estilo de negociação não negociar caracteriza-se por ser bastante utilizado em conflitos que envolvem parentes nas empresas familiares.
2 – d) Concedendo.
Considerando o exposto no enunciado da questão, é possível perceber que Joana aplica um estilo de negociação em que se encontra constantemente concedendo.
3 – c) I e III apenas.
Em uma negociação é preciso haver um acordo ou um ajuste, mas apesar disso é comum a ocorrência de divergências e de antagonismos.
4 – d) Contextualização.
A contextualização é uma das fases da negociação, em que ocorrem a análise das partes envolvidas.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás