Respostas
Resposta:
A desigualdade de gênero é um fenômeno social estudado pela sociologia que acontece quando ocorre discriminação e/ou preconceito com outra pessoa por conta de seu gênero (feminino ou masculino).
Essa discriminação é observada principalmente no que diz respeito ao âmbito profissional (pessoas do gênero feminino com salários inferiores aos de pessoas do gênero masculino; ambos exercendo a mesma função).
Também existe discriminação quando ocorre a criações de hierarquias familiares (mulheres subordinadas a um ente de gênero masculino), especialmente no que diz respeito a tarefas domésticas.
Resposta:
A desigualdade de gênero pode ser definida por vários contextos e fenômenos coletivos, um destes é o fato histórico, onde mulheres sempre foram limitadas e estereotipada como submissa ao homem, o fenômeno que rege este acontecimento pode ser intitulado de machismo, este por sua vez é caracterizado pelo superioridade do homem perante as mulheres - este também contribui para a homofobia - construindo assim uma sequela historia que dificulta e muitas vezes até limita o acesso do sexo feminino a determinadas posições, seja politica ou econômica. Por sua vez, em contra partida ao fenômeno machista o movimento feminista que cada vez vem se modernizando pautando como principal aspecto a igualdade de gêneros - não se comparando com o femismo que tem a mesma ideia machista, porem atribuindo a mulher como superior ao invés do sexo masculino - vem mostrando as mulheres seus direitos e sua liberdade para ser e ir onde quiser.
Explicação: