• Matéria: Português
  • Autor: enviarfilme
  • Perguntado 7 anos atrás

Escolha o enunciado que contradiz informação do texto abaixo.

Na última terça-feira, fiscais da Receita Federal fizeram uma blitz no Porto de Santos com resultados surpreendentes. Eles apreenderam 122 contêineres com uma carga de 1500 toneladas de mercadoria importada de maneira fraudulenta. Num deles, mochilas chinesas, dessas que a criançada usa na escola, por um preço declarado de 70 centavos de dólar a dúzia — ou 5 centavos a unidade, o que é um valor impraticável mesmo na China. Em outro, que deveria carregar “peças diversas” segundo o documento de importação, acharam uma perua van. No total, os produtos confiscados valem 41 milhões de reais. Essa foi a maior apreensão feita pela Receita Federal em sua história e aponta para um problema que está crescendo à sombra da abertura comercial. Na gíria dos fiscais, ele se chama “importabando”. Nessa operação, o importador malandro declara à Receita um valor muito menor do que realmente pagou por aquilo que está trazendo. O objetivo é recolher menos impostos e concorrer em posição de vantagem com o comerciante que importou de maneira legal.

Não há um cálculo oficial sobre o volume de contrabando, ou de importações com documentação fraudada, que está ingressando no país, mas apenas uma estimativa feita pela Confederação Nacional de Comércio. Ela calcula que, no ano passado, produtos no valor de 15 bilhões de dólares foram importados irregularmente, causando uma perda fiscal de 4 bilhões.

(Roger Ferreira e Leonel Rocha, Veja, 21.01.1998, adaptado)

Escolha uma:
a. O aumento e a diversificação das importações são fatores inibidores das fraudes de subfaturamento.
b. A corrupção é endêmica nos sistemas aduaneiros, e não só no Brasil.
c. A Receita e a Polícia Federal abriram guerra contra a nova fórmula de contrabando.
d. Uma parte do problema se deve à falta de fiscais.
e. Quem perde dinheiro e clientes com a importação fraudulenta é o fabricante brasileiro e o importador que não se desvia da lei.

Respostas

respondido por: jalves26
12

Alternativa A.

Na verdade, a abertura comercial, que leva ao aumento e a diversificação das importações, são fatores que contribuem para o aumento das fraudes subfaturamento, pois há mais empresas atuando no mercado e o número de fiscais não dá conta.

Os outros itens:

b) A corrupção é endêmica, ou seja, típica do Brasil, mas também ocorre em outros países.

c) A Receita e a Polícia Federal estão fazendo operações para conter o "importabando".

d) A falta de fiscais dificulta o combate a esse novo tipo de contrabando.

e) O fabricante brasileiro e o importador que não se desvia da lei são prejudicados por essa fraude nas importações.

respondido por: rosangelabbn
4

Resposta:

a resposta é a letra A.

tomara que eu tenha ajudado.

Perguntas similares