Respostas
Resposta:
Explicação:
Vou fazer um resumo do contexto da época, aí você faz um texto (lhe dou a sugestão de colocar um escravo lutando pela liberdade ou o temor de um senhor de engenho - que acaba morto no final).
O Haiti era colônia francesa (com nome de “Santo Domingo”) com população mais de 90% negra-escrava. Com a Rev. Francesa, a região (fonte de tabaco e cana de açúcar) passou a lutar por sua independência e o fim da escravidão.
A França vivia centenas de conflitos internos e externos, Napoleão estava ascendendo ao seu poder e prestes a criar seu Império. Em 1804, os haitianos revoltaram-se liderados por um príncipe africano, que fora trazido como escravo. Eles mataram quase todos os franceses e senhores que estavam na ilha. Assim, a França (em meio a toda aquela turbulência política) não tardou a reconhecê-la. Napoleão estava mais ocupado com seu “Bloqueio Continental”.
O Haiti tornou-se uma monarquia. O príncipe que liderara a revolução tornou-se rei de um país muito pobre, onde quase toda a população era formada de ex-escravos. Com a república, alguns anos depois, Santo Domingo tornou-se em dois países: República Dominicana e Haiti. O Haiti, alguns anos depois, voltou a ser monarquia, criando um breve Império que reunificou a ilha.
Espero ter ajudado! Boa sorte com o texto.