• Matéria: História
  • Autor: xuxuaisjas
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir, a respeito das Cruzadas, ocorridas entre os séculos XI e XIII:

Mas nenhum historiador sério continua a crer que as cruzadas tenham suscitado o despertar e o desenvolvimento da Cristandade medieval; que, ao contrário, tenham contribuído para o empobrecimento do Ocidente, em particular da classe dos cavaleiros; que, longe de criar a unidade moral da Cristandade, tenham contribuído bastante para envenenar as rivalidades nacionais nascentes [...]; que ela tenham cavado um fosso definitivo entre Ocidentais e Bizantinos (de cruzada em cruzada se acentua a hostilidade de latinos e gregos, que terminará na IV Cruzada com a tomada de Constantinopla em 1204); que, longe de abrandar os costumes, a violência da Guerra Santa tenha levado os cruzados aos piores excessos, desde os pogroms perpetrados em sua rota até os massacres e pilhagens (por exemplo, de Jerusalém em 1099 e de Constantinopla em 1204, que se pode ler tanto nas narrativas de cronistas cristãos quanto nas de muçulmanos ou bizantinos) [...]; e que, finalmente, impotentes na defesa e conservação da Terra Santa, as ordens militares tenham se voltado para o Ocidente, ali se entregando a toda sorte de exações financeiras ou militares, eis de fato o pesado saldo destas expedições.

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru; SP: Edusc, 2005. p. 66.

Glossário

Exações: ato ou efeito de exigir.

Progroms: palavra de origem russa que significa destruição; estragos.

A reflexão do historiador francês Jacques Le Goff sobre as Cruzadas, aliada aos seus conhecimentos sobre o assunto, nos permite afirmar que


(A)
as Cruzadas não tiveram nenhum resultado positivo para os cristãos ocidentais, levando ao declínio da cristandade e da cultura ocidental.


(B)
os cruzados mantiveram as intenções em relação ao objetivo inicial de reconquistar a Terra Santa das mãos dos árabes, mesmo a partir da Quarta Cruzada quando as relações comerciais com os turcos foram retomadas.


(C)
o autor relativiza o papel das Cruzadas para o Ocidente, uma vez que, por certo período de tempo, elas foram associadas apenas ao aumento do comércio, à revitalização das cidades e das trocas culturais.


(D)
o autor no final do texto atesta como as Cruzadas favoreceram o distanciamento entre bizantinos e latinos.


(E)
estas expedições não atingiram o seu objetivo inicial e bloquearam a expansão do conhecimento científico árabe para o Ocidente.

Respostas

respondido por: thaynnaba
10

Sobre o tema das cruzadas, temos que a resposta certa é a: (A)  as Cruzadas não tiveram nenhum resultado positivo para os cristãos ocidentais, levando ao declínio da cristandade e da cultura ocidental.

Isso porque as cruzadas inicialmente tiveram como objetivo conquistar novos fies para a igreja católica bem como retomar o domínio de terras que estavam com os árabes.

No entanto, o texto mostra que o efeito foi o inverso tendo em vista que promoveu a pobreza em diversos locais bem como criou grandes rivalidades entre povos.

espero ter ajudado!

Perguntas similares