O termo dom, usado no sentido de representar uma dádiva divina, com a qual algumas pessoas são agraciadas e a grande maioria não, nos oferece uma justificativa nada plausível, mas, ao mesmo tempo, muito sedutora. SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando os mitos e verdades sobre o dom de jogar futebol, analise as afirmativas abaixo que corresponde à lógica externa do futebol. I. A desmistificação da ideologia do dom torna-se um importante tema a ser abordado nas aulas de Educação Física na escola. II. A crença de que jovens são abençoados por um dom, cria uma armadilha que pode comprometer a idealização e concretização de projetos de vida potencialmente bem-sucedidos. III. Assumir o dom como sinônimo de talento, não é encarado como o grande problema. O verdadeiro problema surge quando se assume o sentido de que o dom seria sinônimo de dádiva divina.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.
Respostas
Alternativa 5:
I, II, III.
Uma importante temática que passou a ser trabalhada dentro da disciplina de Educação Física, foi a desmistificação da ideologia do dom, para que não fosse mais associada mais a dádiva divina, e sim ao talento.
A partir desta desmistificação, tornou-se ainda mais possível o trabalho com alunos nas atividades físicas, de forma a buscar o esforço e o talento, de forma mais sincronizada.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
Pagina 141 e 142 do material de apoio
O ítem III está errado segundo o texo:
"Além disso, conforme afirmam Garganta et al. (2013), o pressuposto de que o talento natural determina o sucesso dos futebolistas implica na ideia de que o futebol não se ensina. Tal conclusão, segundo os autores, configura-se em um dos erros de perspectiva que mais tem prejudicado a evolução dos jogadores e das equipes de futebol. " da pagina 141 do material de apoio.