A intervenção precisa do profissional de Educação Física depende de alguns fatores, entre eles, o planejamento das ações e atividades que serão executadas. Planejar significa, entre outras palavras, organizar sequencialmente as fases que serão seguidas para atingir o objetivo proposto. TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações:
I. O tempo é um fator preponderante para a elaboração de um planejamento realista.
II. A metodologia não é um aspecto relevante para o planejamento pois o planejamento deve ser flexível à necessidade do planejador.
III. As avaliações dos resultados alcançados devem ser condizentes com os objetivos almejados para que o planejador consiga elaborar um planejamento preciso.
É correto o que se afirma em:
1: III ,apenas.
2: I e II, apenas.
3: III e IV, apenas.
4: II e IV,apenas.
5: I,II,III e IV.
Respostas
Alternativa 4: I e III, apenas.
O planejamento das ações de um profissional de Educação Física, requerem um maior preparo do profissional que estará condicionado a alguns fatores, como tempo, metodologias e avaliações.
Todos estes elementos serão preponderantes para uma intervenção mais eficaz, que possibilitará o reconhecimento, por parte do educador, dos limites e potencialidades de cada aluno.
Resposta: I e III, apenas.
Explicação: LIVRO INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (paginas 106 e 107)
Planejar nada mais é do que pensar no futuro e em qual lugar se pretende chegar ou qual resultado deseja alcançar. No entanto, é preciso conhecer a situação presente e considerar outros aspectos, como o tempo e o recurso necessário, qual a metodologia e como será realizada a avaliação (SANTOS, 2016).
Para que nossas atividades tenham sucesso, é essencial que saibamos planejar o desenvolvimento e a realização das avaliações, a fim de verificar se os resultados esperados foram alcançados.