No Brasil, a expressão das desigualdades sociais se tornam evidentes quando se referem à violência letal e às políticas de segurança. Na população negra, os homens jovens formam o perfil mais frequente de homicídio no Brasil, sendo muito mais vulneráveis à violência do que os jovens não negros. Essa população é também a principal vítima da ação penal do Estado e forma o perfil predominante no sistema carcerário no Brasil. É com base em evidências como essas que políticas eficientes de prevenção da violência devem ser planejadas e implementadas, garantindo-se o efetivo direito à vida e à segurança da população negra no Brasil.
CERQUEIRA, D. et al. Atlas da violência 2018. Rio de Janeiro: IPEA; FBSP, 2018 (adaptado).
Com base nessa análise e no lugar que essa expressão da questão social ocupa no conjunto das desigualdades sociais no Brasil, considera-se que:
Escolha uma:
a. a violência e o preconceito sofridos pela juventude negra requerem que assistentes sociais analisem o processo histórico de sua constituição e do seu desenvolvimento na realidade brasileira.
b. uma atribuição privativa de assistentes sociais é eliminar e superar, no seu espaço de trabalho, o preconceito racial, uma vez que esse é o seu objeto de intervenção profissional.
c. as situações de violência vivenciadas pela juventude negra devem ser tratadas por assistentes sociais como uma questão moral.
d. a violência contra a população negra, como fenômeno recente, tem-se tornado a principal preocupação de assistentes sociais nos diversos espaços socio-ocupacionais.
e. as políticas sociais direcionadas ao combate da violência contra a população negra devem ser operacionalizadas por assistentes sociais com um caráter assistencialist
Respostas
respondido por:
8
A alternativa A está correta.
Dentre os tipos de desigualdade temos: A desigualdade social; Econômica; Desigualdade racial; A desigualdade de gênero.
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:
- Aumento das desigualdades;
- Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
erica1thanowzr3d:
Muito obrigado, parabéns pela resposta!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás