Schmidt (2010) analisou 22 vinícolas, em seu estudo sobre a criação e apropriação de valor no sistema agroindustrial do vinho do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Nessa região, vinícolas, produtores de uvas e outros atores relacionados ao SAG implementaram ações para a Indicação de Procedência e Denominação de Origem de vinhos finos.
TOMÉ, Luiz Henrique Paloschi. Coordenação de Redes no Agronegócio. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto acima, sobre os resultados do estudo de Schmidt (2010), avalie as afirmações a seguir:
I. O selo de Indicação de Procedência - que é uma ação coletiva - gerou impacto positivo sobre a venda de vinhos finos das vinícolas, além de influenciar de forma positiva a venda de vinhos comuns (formação de externalidades dentro da rede).
II. Um problema que o estudo mostrou é que a certificação apresenta influência negativa sobre a renda por hectare dos produtores de uva da região, ou seja, os produtores inseridos na ação coletiva tiveram perda de renda.
III. Referente à apropriação do valor gerado, os atores possuem ganhos diferenciados. As vinícolas conseguem se apropriar mais do que os viticultores do valor criado. As vinícolas foram as responsáveis pela criação e coordenação do processo de certificação dos vinhos.
IV. Entre as externalidades criadas, destacam-se: aumento no número de turistas e de vinícolas na região; reconhecimento do Vale dos Vinhedos no país e no exterior; geração de empregos; aumento das vendas diretas de vinhos; e, preservação do meio ambiente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
pag 190 e 191 livro didatico coordenacao de redes
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás