Respostas
Você quis dizer sucessão ecológica?
Em ecologia, as sucessões representam o povoamento (ou repovoamento) de uma determinada área geológica recém formada (ou de um bioma que sofreu algum tipo de devastação).
Numa sucessão primária terrestre, uma placa rochosa que tenha se formado pela atividade vulcânica, p. ex., após a sua solidificação e resfriamento, começa a sofrer a erosão natural causada por chuvas, neve, ventos, calor, etc. O desgaste provocado por esses agentes físicos no solo rochoso permite a instalação de líquens (associação de certos fungos e algas, cujos elementos de propagação geralmente são transportados pelos ventos). A instalação e reprodução desses líquens forma camadas de matéria orgânica onde podem se instalar vegetais simples como os musgos. Com o acréscimo de mais material orgânico, outros vegetais mais complexos conseguem se instalar, aumentando a biodiversidade local. Dependendo do tamanho da área que está sendo povoada, uma sucessão completa (que finaliza com uma comunidade clímax, estável e duradoura) pode durar de décadas a centenas de anos.
Áreas que já estiveram povoadas por comunidades clímax e que sofreram algum tipo de devastação, natural ou provocada pelo Homem (queimadas, p. ex.), voltam a se recuperar pelo mesmo processo descrito acima mas a sucessão, nesse caso, é chamada de secundária.
Resumindo, uma sucessão ecológica é o processo natural de formação de um bioma (comunidade clímax) ou recuperação do mesmo.