• Matéria: Ed. Física
  • Autor: claudilenefialho84
  • Perguntado 7 anos atrás

O mundo como o conhecemos é produto de revoluções, guerras e convenções e dentro dessa contexto, destaca-se a relação entre a política e o futebol. O uso do futebol para campanhas políticas ultrapassou o velho continente. Em diversos continentes, assistimos regimes ditatoriais que se apropriaram da beleza, do encanto e da mobilização do futebol para fortalecer seus governos. SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando o excerto acima sobre a conturbada relação entre a Política e o Futebol, a avalie as afirmações a seguir com (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Augusto Pinochet, no Chile, em suas grandes reuniões nos estádios de futebol, “convocavam” as pessoas a apoia-lo, caso não comparecessem eram torturados ou assassinados. II. No Brasil, durante o período de ditadura o Governo Militar no Brasil, vendia-se a imagem de um país forte e soberano, mas que, na verdade, investia na busca e obtenção de títulos para reforçar o nacionalismo. III. A Argentina, considerada a mais sanguinária das ditaduras com quase 30 mil mortes de civis, por meio de manobras políticas conseguiu trazer para o país, em pleno regime ditatorial a Copa do Mundo em 1978. As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

V - V - V.

No Chile, durante o governo de Augusto Pinochet, as pessoas eram convocadas a irem em reuniões realizadas nos estádios de futebol, caso não fossem, essas pessoas eram torturadas ou até mesmo assassinadas.

No Brasil, no período de ditadura, o governo militar fazia a venda de uma imagem de país soberano, mas fazia investimentos na obtenção de títulos para o reforço do nacionalismo.

Na Argentina, a ditadura que existiu foi considerada a mais violenta da América, em que a democracia foi tomada durante a Copa do Mundo de 1978.

Bons estudos!

Perguntas similares