1) Para se compreender o existencialismo é faz necessário estar consciente de que ele é uma tendência filosófica que abriga em seu interior diversos pensadores e várias conclusões, às vezes opostas, sobre os mesmos aspectos examinados. Sua unidade não consiste nas mesmas conclusões, mas no mesmo objeto de análise. Entre as alternativas a seguir, qual delas evidencia o objeto de estudo da filosofia existencialista?
a)O conhecimento e a sua origem.
b)A sagacidade dos entes metafísicos em seus aspectos inconscientes.
c)O Topus Urano.
d)A existência humana e sua complexidade.
e)O ser humano e sua constituição biofilosófica.
Respostas
Sobre o existencialismo:
d) A existência humana e sua complexidade.
O existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.
O existencialismo afirma o primado da existência sobre a essência, segundo a célebre definição do filósofo francês Jean-Paul Sartre: "A existência precede e governa a essência."
Essa definição funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja pré-definido. Durante a existência, à medida que experimenta-se novas vivências redefine-se o próprio pensamento, adquirindo-se novos conhecimentos a respeito da própria essência, caracterizando-a sucessivamente. Esta característica do ser é fruto da liberdade de eleição.
Bons estudos!
Resposta:
D
Explicação:
D.
A existência humana e sua complexidade.