• Matéria: Direito
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil em 2017 foi de 78,4 milhões de toneladas. O montante coletado em 2017 foi de aproximadamente 71,6 milhões de toneladas, registrando um índice de cobertura de coleta de 91,2% para o país, o que evidencia que 6,9 milhões de toneladas de resíduos não foram objeto de coleta e, consequentemente, tiveram destino impróprio. No tocante à disposição final dos RSU coletados, cerca de 42,3 milhões de toneladas de RSU, ou 59,1% do coletado, foram dispostos em aterros sanitários em 2017. O restante, que corresponde a 40,9% dos resíduos coletados, foram destinados para locais inadequados por 3.352 municípios brasileiros, totalizando mais 29 milhões de toneladas de resíduos em lixões ou aterros controlados. Nesse contexto, o gráfico a seguir apresenta um comparativo do ano de 2016 e 2017, quanto a disposição final dos RSU coletados no Brasil em toneladas por ano.

Considerando o texto e o gráfico apresentados, bem como sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), avalie as afirmações a seguir.

I. Os resíduos sólidos urbanos (RSU) compreendem os resíduos domiciliares, sendo estes os originários de atividades domésticas em residências urbanas, e os resíduos de limpeza urbana, sendo estes os originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
II. Após anos da promulgação da PNRS, a disposição final inadequada de RSU em aterros controlados e lixões ainda estão presentes no país e, receberam mais de 29 milhões de toneladas de RSU em 2017.
III. No Brasil, em 2017, mais de 42 milhões de toneladas por ano de RSU tiveram a disposição final adequada em aterros sanitários.
IV. De acordo com a PNRS, a disposição final ambientalmente adequada é definida como a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos é a última na ordem de prioridade, sendo esta aplicada quando forem esgotadas as demais possibilidades, como a reutilização, a reciclagem ou o tratamento dos resíduos sólidos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e V, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
IV e V, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Respostas

respondido por: cassianoLeite
3

Resposta:

Alternativa 5) Todas corretas.

Explicação:

respondido por: Nosleal
3

Resposta:  Alternativa 5:

I, II, III, IV e V

Explicação:

De acordo com pesquisa na LEI Nº 12.305/2010, e analise dos graficos.

Perguntas similares