Os homens são vistos como, sobretudo, ligados às ocupações da esfera da vida econômica e política e responsáveis por elas, enquanto as mulheres seriam responsáveis pelas ocupações da esfera privada da domesticidade e reprodução. As mulheres têm sido vistas como “naturalmente” inadequadas à esfera pública, dependentes dos homens e subordinadas à família. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Considerando o texto e seus estudos anteriores: I. Essa visão explica a pequena quantidade de mulheres em cargos de liderança. II. Essa é uma visão de realidade já ultrapassada, hoje a mulher precisa trabalhar e dividir despesas III. Essa é uma visão de realidade onde as mulheres têm uma valoração negativa. IV. Essa visão retrata um padrão idealizado de realidade com divisão de responsabilidades e igualdade de direitos É correto o que se afirma apenas em:
I e IV.
II e IV.
I e III.
II e III.
III e IV.
Respostas
Resposta:
I e III
Explicação:
É correto afirmar que devido a esse pensamento da opção número I mulheres dificilmente ocupam cargos de liderança, pois culturalmente estão associadas à família e serviços domésticos, onde as organizações levam em consideração a quantidade de filhos e o tempo dedicado à casa para analisar a quantidade que ela poderia utilizar para a sua profissão e seu cargo, ao contrário dos homens que já não são associados aos filhos e tem, devido a isso, mais tempo e liberdade para desempenhar papéis profissionais.
É incorreto afirmar como na opção II que as mulheres como um todo precisam trabalhar e dividir despesas, pois trata-se de uma generalização quanto as obrigações financeiras das mulheres.
É correto afirmar que segundo essa visão as mulheres têm uma valoração negativa, pois ela resume suas capacidades, competências e aptidões considerando apenas uma esfera social, a da família.
É incorreto afirmar que a alternativa IV está correta, considerando que o excerto trata das diferentes atribuições a mulheres e homens baseadas no contexto social e visão cultural.
Resposta: I e III
Explicação:
I e III.
Feedback da resposta:
Ao ser considerada “naturalmente” inadequada à esfera pública, dependente dos homens e subordinada à família a mulher fica em posição inferior, com valoração negativa. Com essa visão, as mulheres que ingressam no mercado de trabalho, têm maior dificuldade em galgar cargos de liderança.