A gestão democrática na escola deve se assentar sobre metodologias e praticas participativas, no sentido de estimular o debate sobre os limites e as possibilidades de execução do projeto educativo. os conselhos escolares, nesse aspecto, podem subsidiar a construção da escola democrática, na medida em que cumprem suas funções e sua natureza politico-educativa. Assim, para uma educação de qualidade social, sobre as funções dos conselhos, está correto o que se afirma em:
A função NORMATIVA está relacionada à participação na fiscalização dos processos desenvolvidos na escola.
A função FISCALIZADORA, diz respeito ao acompanhamento e avaliação das ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A função DELIBERATIVA está exclusivamente relacionada ao caráter de assessoramento, discussão, consulta da comunidade escolar, analisando as questões encaminhadas pelos segmentos da escola e apresentando soluções
A função CONSULTIVA se dá quando os membros do conselho decidem sobre o projeto político pedagógico e outros assuntos da escola e aprovam encaminhamento de problemas.
Respostas
respondido por:
1
A Gestão democrática nas escolas é de extrema importância, uma vez que por meio dela se pode promover uma sociedade melhor e justa para todos.
Nesse sentido, os desafios e as possibilidades para a implementação da gestão democrática se dão por divergências em relação o pensamento, onde pode - se ver que muitos colaboradores visam o bem da escola porém de maneiras de diferente.
Nisso, atrapalha um pouco a possibilidade de implantação de maneira fiel.
Todavia, deve - se agir de maneira ética e democrática a fim de promover um ambiente educacional saudável para todos.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás