Leia atentamente o excerto a seguir.
“O processo de formação de taxas de câmbio é definido pelo regime cambial. Além das soluções de canto (regime de câmbio fixo e regime de câmbio livre), há outros regimes que variam segundo o grau de liberalização existente no mercado de câmbio. O próprio Fundo Monetário Internacional tem uma classificação com 10 tipos de regimes cambiais.”
GONÇALVES, R.; NEVES, R. Economia Internacional Nova Edição: teoria e experiência brasileira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 36.

A política cambial tem impacto direto sobre o mercado da moeda, influenciando a economia como um todo. Com relação às políticas cambiais, estudadas no texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

I. ( ) O câmbio fixo permite o controle da inflação.
II. ( ) O câmbio flutuante corrige os desequilíbrios externos automaticamente.
III. ( ) O câmbio flutuante é livre de interferências do governo.
IV. ( ) As bandas cambiais estabelecem limites de variação do câmbio.
V. ( ) A política de câmbio fixa exige grandes volumes de reservas de moedas estrangeiras.

A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

a. F, V, F, V, V.
b. V, F, F, F, F.
c. V, V, F, F, F.
d. F, F, V, V, F.
e. F, V, F, F, V.

Respostas

respondido por: arilsongba
0

A resposta correta é a letra A)  F, V, F, V, V.

O câmbio fixo nada mais é do que um instrumento de política econômica que possui o objetivo da fixação da taxa cambial, em outras palavras, o preço de uma moeda em termos de outra moeda.

Câmbio flutuante se trata do sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo.

Banda cambial se trata de um regime cambial no qual a autoridade monetária tende a se comprometer a assegurar um intervalo para a variação do câmbio.

Bons estudos!

Perguntas similares