O aumento das escolinhas de iniciação esportiva gerou uma falsa ideia de que o futebol não deve necessariamente ser abordado e ensinado em meio escolar, nem nas aulas de Educação Física. A preferência pela prática dessa modalidade em específico, representada pela necessidade das crianças e adolescentes em "jogar bola" pode ser uma dificuldade enfrentada pelos professores que se abstém de inserir esse conteúdo no programa da disciplina. SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá – PR, 2018. Com base no exposto acima e considerando a inserção do futebol na escola enquanto direito, analise as afirmativas a seguir: I. A Constituição Federal legitima o direito do ensino do futebol nas aulas de Educação Física escolar com um fim em si mesmo, fazendo com que os alunos usem os conhecimentos adquiridos a favor da sociedade. II. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, aprender a jogar, aprender mais que o jogo e aprender sobre o futebol na esfera competitiva são componentes da cultura corporal de movimento da escola. III. É previsto no artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que os alunos têm direito à "informação, à cultura, ao lazer, aos esportes, às diversões, aos espetáculos e aos produtos e serviços [...]". IV. O futebol é um patrimônio histórico material que deve ser apropriado pelas novas gerações, permitindo a transferência dos conhecimentos e utilização destes para o bem da sociedade. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Resposta: III apenas
Explicação: Pág 59 do livro.
III APENAS
Explicação:
Com base no exposto acima e considerando a inserção do futebol na escola enquanto direito, analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal legitima o direito do ensino do futebol nas aulas de Educação Física escolar com um fim em si mesmo, fazendo com que os alunos usem os conhecimentos adquiridos a favor da sociedade.
II. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, aprender a jogar, aprender mais que o jogo e aprender sobre o futebol na esfera competitiva são componentes da cultura corporal de movimento da escola.
III. É previsto no artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que os alunos têm direito à “informação, à cultura, ao lazer, aos esportes, às diversões, aos espetáculos e aos produtos e serviços [...]”.
IV. O futebol é um patrimônio histórico material que deve ser apropriado pelas novas gerações, permitindo a transferência dos conhecimentos e utilização destes para o bem da sociedade. PAG 59