O psicólogo, biólogo e filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980) ficou conhecido pelo seu trabalho no campo da inteligência infantil. Vale destacar que Piaget dedicou-se em compreender a origem e o desenvolvimento do conhecimento humano. Em sua teoria, postula que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínios que substituem umas às outras, mediante estágios. No que tange ao último estágio descrito por Piaget, avalie as afirmações a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Operatório formal: o indivíduo está pronto para solucionar toda classe de problemas. Esse período não se limita à maturação do corpo.
II. Operatório formal: no início desse estágio, a criança não representa nada por meio do desenho. Já ao final, é possível identificar representações claras por meio deles.
III. Operatório formal: a criança é egocêntrica e desenvolve o pensamento lógico (operações) que pode ser aplicado a problemas concretos. Além disso, alcança a reversibilidade das operações mentais.
IV. Operatório formal: a criança consegue coordenar a relação mão-boca, seguir objetos com os olhos e movimentar-se pelos sons. Nessa fase, também, surgem os primeiros sentimentos de alegria e tristeza.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
Alternativa 01:
V, F, F, F.
Explicação:
Conforme embasamento teórico do livro da disciplina, especificamente nas páginas 114 e 115, a resposta correta é a mencionada acima.
Espero ter ajudado!
Apenas a primeira alternativa está correta.
Piaget utiliza dessas três fases para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
Deste modo, o indivíduo está condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, onde suas características tem muito mais relação com o caráter genético do que com a troca de experiências, diferente de Vygotsky que reflete como o meio e as relações com o próximo influenciam o indivíduo.