O Islam mudou a configuração dos povos da Península Arábica com a unificação de diferentes tribos, liderada por Muhammad, em torno da fé islâmica. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que apresenta a informação incorreta.
(A)
Muhammad conseguiu vencer, pela força ou pela diplomacia, seus opositores e submeter uma vasta confederação de kabilas árabes à sua autoridade. Com isso, uniu tribos distintas sob uma mesma liderança.
(B)
Os objetivos religiosos de Muhammad se aliaram aos seus objetivos socioeconômicos, uma vez que desejava também reforçar a atuação comercial dos árabes e lhes impor um conjunto de regras comuns. Por isso, o comércio é visto como uma ocupação nobre para os islâmicos.
(C)
A proposta de Muhammad em favor do monoteísmo feria diretamente os interesses dos comerciantes de Meca, que lucravam com as caravanas de adoração aos diversos deuses na cidade.
(D)
Ao sofrer forte oposição em Meca, Maomé se vê obrigado a sair da cidade e ir para Medina, episódio que marca o início do calendário islâmico.
(E)
Além do monoteísmo, o islamismo conseguiu instituir também o jihad, a guerra santa, que é o sexto pilar do Islam.
Respostas
respondido por:
17
É incorreto aquilo afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E.
O Islã tem cinco pilares (Credo, Oração, Caridade, Jejum e Peregrinação), e não seis, e a Jihad não é parte dos cinco pilares.
A Jihad é antes uma interpretação de um aspecto da fé islâmica, e é objeto de debate entre teólogos islâmicos, havendo aqueles que, de tendência mais progressista, vêem a jihad como uma guerra interna contra as más tendências e outros que a vêem como um conflito físico, militar, contra as heresias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás