• Matéria: Contabilidade
  • Autor: taynaraaraujo2904
  • Perguntado 7 anos atrás

Suponha que na pracinha de food trucks da cidade ainda comporte mais um concorrente e você foi contratado pelo interessado para prestar uma consultoria. Você pesquisou o mercado e constatou que a curva da oferta semanal é representada pela equação QS=125+2p, onde “QS” é a quantidade ofertada e “p” é o preço, você constatou também que a equação da curva da demanda semanal é QD=300-5p, onde “QD” é a quantidade demandada e “p” é o preço. Assim, pede-se







Passo 1: a partir das equações levantadas, Igualando a oferta e a demanda, determine o preço de equilíbrio e as quantidades demandada e ofertada no preço de equilíbrio.



Passo 2: supondo uma eventual variação do preço de 5 e de 10 Reais, tanto para cima quanto para baixo em relação ao preço de equilíbrio, utilize as equações, elabore uma tabela com as novas quantidades estimadas de demanda e oferta e analise as informações, conforme o EXEMPLO abaixo:






Respostas

respondido por: numero20
3

O preço de equilíbrio é 25 e a quantidade de equilíbrio é 175.

Inicialmente, vamos calcular o preço do ponto de equilíbrio. Para isso, a quantidade ofertada deve ser igual a quantidade demandada. Por isso, vamos igualar as equações de cada curva, de modo a calcular o valor do preço de equilíbrio:

125+2p=300-5p \\ \\ 7p=175 \\ \\ p=25

Agora, podemos calcular qual é essa quantidade, tanto de oferta quanto de demanda, quanto se atinge o ponto de equilíbrio. Para isso, basta substituir o valor de p = 25 em qualquer uma das equações. Portanto, esse valor será equivalente a:

QS=QD=125+2\times 25=175

Perguntas similares