Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos. A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.
Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número: a)1 b)2 c)3 d)4
Com explicação por favor!
Respostas
Resposta:
b)2
Olá!
Nesse tipo de análise, é importante saber que o filho terá sempre metade do DNA da mãe e metade do pai, devemos procurar os traços semelhantes que estão na mesma linha. Na imagem eu tracei linhas da mesma cor que os pais para você compreender melhor. No filho 2 todas as linhas azuis do filho coincidem com a da mãe, mas nenhuma amarela coincide com o do pai, isso indica que o pai dele não é o apresentado. Temos também o filho 4, que não tem semelhança nenhuma com os pais apresentados, o que pode provocar dúvidas e induzir à alternativa d). Entretanto, ao ler o enunciado: Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado [...]. Ou seja, quer o filho dessa mãe com outro homem, ou seja, aquele que, as linhas azuis pertencem à mãe, mas nenhuma ao pai.
Espero ter ajudado :D
Resposta:
b-2
Explicação: