Respostas
Resposta:
No Chile a
é a dança típica do país, do dia 18 de setembro, dia no qual se comemora a independencia do país.
Os chilenos dançam a " Cueca" desde 1824. Nos saloes de música (casa de canto) se executava com harpas e violoes, e no campo armavam tablados especiais para os bailarinos, acompanhados de violoes e canto.
Alguns folcloristas dizem que a dança é uma imitaçao do cortejo entre um galo e uma galinha.
Cueca nortina: A principal diferença é que a música não é cantada, somente instrumentada.
Cueca chilota: Os passos são mais curtos e a voz do cantor tem mais importância sobre os instrumentos
A Cueca é uma dança típica no Chile.Porém dançado em outros lugares.Pelo decreto-lei N°23 de dezoito(18) de Setembro de 1979 Seu estilo é derivado da 'Zambacueca peruana. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem, e está presente no oeste da américa do sul desde a Bolívia até a Argentina e a Colômbia, tendo suas variações de acordo com a região e a época.
A cueca chilena pode ser distinguida em:
Cueca nortina: A principal diferença é que a música não é cantada, somente instrumentada.
Cueca chilota: Os passos são mais curtos e a voz do cantor tem mais importância sobre
Se a arte é expressão da cultura de um povo, a dança é o que põe essa cultura em movimento. Como todos os povos o chileno manifesta seu caráter, celebra rituais antigos e comemora através da dança. No norte é a festa de La Tirana, no sul o guillatún, um ritual mapuche. Na Ilha de Páscoa é o popular sau sau, e em todo o país é a cueca, a dança nacional - forma coreográfica que representa um casal com lenços no ar e flerte picaresco