Respostas
Resposta:
A Marinha possui a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Guarnecida por 16 militares, tem a missão de apoiar a realização de pesquisas de estudo da biodiversidade e do ecossistema antártico, as investigações sobre as mudanças climáticas naquela região e suas consequências em nível global e as pesquisas nas áreas de oceanografia, glaciologia e geologia.
Explicação:
O "Programa Antártico Brasileiro" (PROANTAR) tem a atribuição de planejar e executar as atividades logísticas e científicas em local tão distante e inóspito, sempre enfocando as questões ambientais.
Pelo Decreto nº 86.830, de 12 de janeiro de 1982, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) gerencia o PROANTAR. Por isso, o planejamento da OPERANTAR ocorre por meio de diversas reuniões com os órgãos diretamente envolvidos no Programa Antártico, tais como: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Força Aérea Brasileira (FAB), dentre outros indiretamente envolvidos nas atividades desenvolvidas pelo Brasil na Antártica