Respostas
Resposta:
Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição. Foi na Grécia Antiga que apareceram, por exemplo, a concepção democrática de governo, na cidade de Atenas, e o processo de racionalização (da busca pelo “logos”, pela razão) da realidade com o método filosófico, em cidades como Mileto e Samos. A medicina ocidental também tem suas bases nos métodos dos gregos Hipócrates e Galeno.
O primeiro passo para compreender a civilização grega é saber como eles próprios se compreendiam. Para tanto, faz-se necessário saber que os gregos não viviam em um país, em um Estado-Nação, tal como hoje, mas em cidades-estados independentes. O conjunto dessas cidades-estado formava a Hélade, e os gregos eram conhecidos como helenos. As cidades-estado eram conhecidas como poleis, plural de “pólis”, palavra da qual deriva o termo “política”.
Resposta:
O helenismo foi caracterizado pelo florescimento, expansão e domínio da cultura grega no mundo antigo, tendo como base a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Os principais pensadores do período helênico foram Plotino, Cícero, Zenão e Epicuro e os conhecimentos produzidos na época se desenvolveram em diversas direções, como na geometria, astronomia e geografia.