Uma das regras da crase diz que não há crase diante de verbos. Por que o verbo referir-se (linha 1 tem crase)? E o verbo devolver, por que o "a" depois dele tem crase?
Respostas
No primeiro caso, o verbo pronominal "refere-se" rege a preposição "a". Como o substantivo "desgraça" admite artigo "a" (a desgraça), então ocorre a contração, isto é, a crase.
"... refere-se à desgraça ..."
Já no segundo caso, a crase ocorre por um motivo semelhante ao anterior. O verbo "devolver" rege a preposição "a", e o substantivo "natureza" admite artigo "a". É por esse motivo que ocorre a crase.
"... para devolver à natureza ... "
Perceba que a regra diz que não utilizamos crase ANTES de verbos e, nessa situação, a crase vem DEPOIS do verbo, não há problemas.
Contra-exemplo: "Carla demorou a devolver meu dinheiro".
Não há crase antes do verbo "devolver".
Resposta: A questão não é só os verbos, mas o que vem logo em seguida, que é o a preposição dos verbos + o a artigo das palavras femininas.
Explicação:
Quem se refere, refere-se a alguma coisa (preposição a) + a artigo da palavra feminina "desgraça" . E quem devolve, devolve alguma coisa (preposição a) + a artigo feminino da palavra "natureza".