“A ética é um saber científico que se enquadra no campo das Ciências Sociais. É uma disciplina teórica, um sistema conceitual, um corpo de conhecimentos que torna inteligíveis os fatos morais. Mas o que são fatos morais? São fatos sociais que implicam escolhas. São fatos sociais que implicam escolhas que os agentes fazem entre o bem e o mal. Traduzindo: são eventos avaliados pelos agentes com base em juízos de valor – certo / errado, bom/ruim, superior/inferior, melhor/pior, etc -, apreciações que consideram aceitável ou inaceitável à luz dos valores que prezam.”
Fonte: SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. São Paulo: Elsevier, 2013.
Aplicando o conceito de ética ao dia a dia nos deparamos com a responsabilidade em fazer escolhas consideradas corretas, conforme ilustra o texto anterior. Quando aplicamos o conceito de ética ao contexto empresarial, o assunto fica ainda mais complexo, posto que há muitas empresas que se declaram responsáveis sem que o sejam de fato.
A partir da sua compreensão sobre o conteúdo da disciplina, explique qual a relação possível entre a ética em nível individual (de cada pessoa) e a ética na dimensão empresarial. Estão interligadas? Como a ética individual pode alimentar a ética empresarial e vice-versa?
Respostas
respondido por:
0
Notoriamente, a relação que se dá entre a ética em nível individual e a ética na dimensão empresarial é de complementariedade. Nesta percepção da realidade, essas dimensões se unem para beneficiar a empresa e, ao mesmo tempo, o indivíduo (que carrega consigo importantes elementos éticos).
No que diz respeito à organização, a Ética contribui para a formação de um clima harmônico e respeitoso. Em sentido oposto, no tocante à pessoa, a Ética contribui cada vez mais para a aplicação dos elementos éticos, como a honestidade, zelo e transparência.
Espero ter ajudado. :)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás