A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da floresta".

A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era:

"toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles".

BEZERRA, Juliana. Quilombo.



Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa "grupo de pessoas em deslocamento".


PORQUE


II. Nosso país foi o último a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.


É correto afirmar que:

Respostas

respondido por: Guilobooliveira
40

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Os quilombolas, como forma de resistência dos negros escravizados, já existiam antes da abolição da escravatura.

respondido por: winederrn
18

Os quilombos são importantes para a preservação da cultura do povo negro em todo o país (I e II são verdadeiras, mas excludentes).

Opção X: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa "grupo de pessoas em deslocamento".

VERDADEIRO. Isso significa que os quilombos e territórios quilombolas representam símbolos importantes para a preservação da cultura do povo negro. Nesse sentido, os quilombos ainda são vistos como uma forma de resistência do povo negro.

II. Nosso país foi o último a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.

VERDADEIRO. Essa assertiva traz as consequências negativas da falta de planejamento governamental na abolição dos escravos. A falta de emprego, o aumento da criminalidade e a construção de barracos em morros são problemas relacionados à falta de planejamento governamental com relação à libertação do povo negro.

Aprenda mais sobre o tema população quilombola em:

https://brainly.com.br/tarefa/30806278

Lute a sua luta (você é capaz)!

Anexos:
Perguntas similares