PERGUNTA 10
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, divulgou, em 07 de outubro de 2014, cinco casos de violação, relativas a más práticas científicas, cometidas por cientistas que solicitaram financiamentos de pesquisas ou já recebiam verbas da Fapesp. Os pesquisadores foram punidos e terão que devolver os recursos recebidos.
Casos analisados:
1 - Soares foi acusado de utilizar figuras já publicadas em artigos de outros autores em uma tese de doutorado da qual ele foi o orientador;
2 - Amadeo foi processado por plágio após reproduzir em seu trabalho de pós-doutorado, sem aspas (o que descaracteriza uma citação), um trecho de 30 linhas do livro “As Revoluções do Poder”, de Eunice Ostrensky;
3 - Balloni também foi acusado de plágio;
4 - Vilela foi acusado de falsa autoria de artigos incluídos na plataforma Lattes;
5 - Airoldi foi denunciado por utilizar imagens fraudadas em 11 artigos em que foi coautor;
Analisando os casos acima, podemos concluir que:
I – o plágio não é o único tipo de má prática científica.
II - tanto os autores quanto os coautores podem ser responsabilizados por más práticas científicas.
III – descuidos com as normas de citação, como a omissão das aspas, podem caracterizar a prática de plágio.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
Partindo deste ponto, notamos que o crime de plágio está inserido no código penal, no artigo 184, que reflete diretamente sobre a violação dos direitos autorais.
Deste modo, para que o plágio ou o plágio parcial não ocorra ou seja sanado, é importante que haja proteção por parte do autor da obra, e, para que o indivíduo utilize de referência seu trabalho sem ser considerado plágio ele deverá utilizar as citações e referências bibliográficas (no caso de produções acadêmicas).
Resposta: I, II e III.
Explicação: Como se nota no texto, além do plágio, alteração de imagens e atribuição falsa de autoria, também são consideradas más práticas científicas. Como se nota nos casos 1 e 5, todos os envolvidos na pesquisa são responsáveis por sua integridade. O caso 3 mostra que a falta das aspas para caracterizar uma citação literal, também pode ser considerada plágio.