(SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.
Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2011
À população brasileira, Há muitos anos as mulheres lutam pelos seus direitos e vêm conseguindo inegáveis avanços.
Para que, hoje, possamos votar, trabalhar e usar calças jeans, muito sutiã teve que ser queimado em praça pública. Hoje, no auge de nossas independências, somos diretoras de grandes empresas multinacionais, engenheiras renomadas, grandes cirurgiãs, artistas e ainda somos mães e esposas. Somos o que há de contemporâneo, de avançado, super-heroínas do dia a dia. [...] Sou mulher e, assim como os meus deveres, tenho os meus direitos.
No entanto, existe um véu que cobre, ainda, todo esse avanço. Na grande maioria das vezes, isso é somente aos nossos olhos. Valorizamos cada conquista, cada meio centímetro percorrido a caminho da independência porque ela é nossa. […] Não é fácil ser mulher. Mais difícil ainda é lutar pelos nossos direitos. […]
Quem por nós? Nós mesmas. Quem contra nós? Todo resto. Feminismo já é ultrapassado, vitimização mais ainda. [...] Acima de tudo, conquistamos o livre-arbítrio. Escolhemos nossas
escolhas. Pelo que lutar agora?
Lutemos pela dignidade reconquistada. Pela coragem de nos queixarmos dos maus tratos. Pelo fim do massacre do que nos resta de mais precioso: nosso feminino. [...] Quanto tempo mais ficaremos esperando? Não proponho feminismo. Não proponho nenhum tipo de superioridade. Proponho denúncia, atenção e ajuda mútua. Igualdade. Gênero é muito mais do que sexo. É atitude.
Atenciosamente,
Uma brasileira.
No trecho “Quem por nós? Nós mesmas. Quem contra nós? Todo resto.” (ℓ. 22), os pontos de interrogação foram usados para
A) expressar uma dúvida da autora.
B) estabelecer um diálogo com o leitor.
C) destacar um comentário.
D) demonstrar espanto.
E) ironizar um comportamento.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
B.
Explicação:
porque ela tenta se comunicar com o leitor.
patricia509948:
poderia mim ajudar em outras questões que tão no meu perfil?
respondido por:
6
No trecho “Quem por nós? Nós mesmas. Quem contra nós? Todo resto.", os pontos de interrogação foram usados para
B) estabelecer um diálogo com o leitor.
As frases "quem por nós?" e "quem contra nós?" não são perguntas de fato, pois não expressam dúvidas realmente da autora. Até porque ela mesma responde logo em seguida, no próprio texto.
São frases usadas para chamar a atenção do leitor e criar um diálogo com ele, fazendo se sentir mais ativo em relação ao que é exposto.
É um recurso que aproxima mais o leitor do tema abordado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás