Me ajudem a fazer um texto sobre gordofobia para minha feira de ciencias na escola , preciso disso hoje por favor algm responde
Respostas
Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizado por medo ou aversão persistente a um objeto, uma situação, ou um sentimento. As fobias geralmente causam o aparecimento súbito de medo.
No caso de Gordofobia, o termo fobia se refere a aversão de pessoas gordas, pois elas são diferentes do padrão imposto pela sociedade, onde, principalmente, as mulheres são cobradas a todo momento para serem magras (mas não muito) e ter curvas muito bem definidas.
De acordo com a psicóloga Ellen Moraes Senra, a gordofobia é causadora de diversos transtornos, principalmente os alimentares: “A vítima da gordofobia pode desenvolver transtornos alimentares sérios, tais como a compulsão alimentar, a bulimia, anorexia ou mesmo a recém conhecida vigorexia, que consiste na obsessão pelo padrão de vida fitness.”, disse também: “A pessoa que posta piadas sobre pessoas gordas nas redes sociais e na frente da pessoa diz que não tem nada contra e que o importante é ter saúde, ela também está cometendo um ato de gordofobia.”
Alguns, dos muitos, atos de Gordofobia que cometemos, sem nem perceber:
- Dizer que alguém é “linda de rosto”: ser gorda não é sinônimo de ser feia. Dizer que alguém é “linda de rosto” é excluir o resto de seu corpo, é dizer que o resto do seu corpo é feio.
- A expressão “você não está gorda, está linda!”: mais uma vez: por que as gordas não podem ser lindas? Uma pessoa pode ser gorda e linda ao mesmo tempo SIM!
- Dar dicas de dietas e exercícios físicos sem alguém ter pedido: isso é assumir que a pessoa quer emagrecer, mas quem deve decidir isso é ela e, caso ela te pergunte, fique à vontade para dar suas dicas.
- Dizer que certa roupa “não fica bem em gordinhas”: pare e pense se é do seu direito dizer que alguma roupa fica bem ou não para alguém, seja ela gorda ou magra. Não cabe a você decidir o que uma outra pessoa deve vestir.