A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de troca de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos ténicos concretos. Na Era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos. A liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. PIERRE LEVY. Cibercultura. Editora 3
Respostas
Alternativas.
Escolha uma:
a. Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
b. Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
c. Constitui negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
d. Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
Letra d.
A cibercultura compreende um fenômeno, derivado dos ideias iluministas, que prima pela importância da diversidade cultural, potencializada pela globalização existente nas últimas décadas.
Este fenômeno encontra-se associado ao compartilhamento de informações e conhecimentos, que promovem a interação mais real entre diferentes culturas, assim como a valorização e o respeito pelas diferenças.
Resposta:
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
A liberdade nos tempos modernos está bastante ligada a expressão, e na internet permite que as pessoas possam se expressar de forma quase igual.
A internet é uma nova realidade, onde as ideias republicanas de liberdade tendem a serem respeitadas, e é possível criar um clima de fraternidade e amizade entre as pessoas de um modo geral, além de incentivar a reciprocidade entre os iguais.