• Matéria: Química
  • Autor: DanCavallini
  • Perguntado 9 anos atrás

Gente, me ajudem por favor. Não estou conseguindo entender o que acontece com o HCl. Uma ligação de hidrogênio com Cl (ametal) deveria ser uma ligação covalente, porém mesmo sendo uma ligação covalente o Cl puxa o único elétron do H. Afinal, é uma ligação covalente ou iônica?? Eu sei que ele puxa devido à sua eletronegatividade ser bem maior que a do H, mas por quê continua sendo uma ligação covalente?

Respostas

respondido por: KelvenC
1
[QUÍMICA GERAL - Ligações químicas, eletronegatividade, regra do octeto, polaridade das moléculas]

Então, para tentar entender isso é necessário lembrar da regra do octeto.

Que no final nos informa que os átomos buscam adquirir estabilidade por meio de ligações que envolvem perda, ganho ou compartilhamento de elétrons, para apresentar a configuração eletrônica de um gás nobre.

A depender dos átomos envolvidos nós teremos ligações covalentes ou iônicas.
As ligações covalentes ocorrem entre ametais e ametais, e ametais e hidrogênio. 

Como se vê a ligação existente entre o Cl e o H é covalente, pois envolve compartilhamento de elétrons.

Caso o hidrogênio fosse formar uma ligação iônica ele perderia o único elétron que ele possui, tornado-se ainda mais instável. E isso vai contra a lógica dos átomos, que é adquirir estabilidade. 

Essa questão da eletronegatividade repercute na polarização da molécula formada. Como o Cl é mais eletronegativo ele atrai para si os elétrons, tendo assim uma densidade eletrônica alta ao seu redor, polarizando-se negativamente. O contrário ocorre com o hidrogênio, que polariza-se positivamente.

Mas o principal para entendermos isso é tomar como ponto de partida a finalidade das ligações químicas e a teoria do octeto, que nos informam :
 ----> os átomos buscam estabilidade, procurando apresentar a mesma configuração eletrônica de um gás nobre, seja compartilhando, perdendo ou ganhando elétrons.

========= O hidrogênio, seguindo a regra do octeto, busca ficar parecido com o Hélio, que é um gás nobre, possuindo 2 elétrons na sua ultima camada. 
                               -----> perder o único elétron que ele possui distancia ele desse proposito. 

Espero ter ajudado!
Perguntas similares