• Matéria: Português
  • Autor: NathyAle143
  • Perguntado 7 anos atrás


3)

Leia o trecho do texto a seguir:

Assim, acreditavam e defendiam que a poesia épica seria a narração dum fato histórico de relevância nacional e universal, recuado no tempo, o suficiente para se transformar, no inconsciente coletivo, em mito ou lenda. O poeta que ali procurasse inspiração, mercê duma espécie de determinismo histórico, teria suas funções naturalmente limitadas pelo material lendário à sua disposição: cabia-lhe tão-só a empresa gigantesca de assimilar, coordenar, costurar (daí o nome rapsodo, que corresponde a costureiro, para designar o poeta épico primitivo) as várias frações do mito em circulação no povo entre o qual vivia. Quanto aos protagonistas, aos heróis (do poema épico), deveriam ser 1) antigos, 2) duma psicologia geralmente elementar, 3) sobre-humanos, 4) nacionais, 5) representantes não só duma raça mas ainda duma época e duma civilização, 6) menos indivíduos que tipos. Quanto à linguagem, devia ser solene, marcial, grandiloquente, servindo-se especialmente do decassílabo, chamado de "heróico" por isso mesmo, do hexâmetro dactílico, com entre os gregos, e do alexandrino [...] As partes do poema deveriam ser três ou cinco, conforme a primeira fosse dividida ou não em outras três. Assim: proposição, invocação, argumento, narração e epílogo. A narração seria composta de episódios, peripécias, nós, diálogos e discursos. O "maravilhoso" (influência orientadora e predeterminadora de forças sobrenaturais no plano da ação do poema) deveria estar presente, sob a forma pagã, no caso dos gregos e latinos, e sob a forma cristã, no caso dos modernos. Fala-se ainda em maravilhoso fantástico, ligado à imaginação, à superstição, à magia, ao irreal, ao quimérico, ao oculto; em maravilhoso alegórico, quando emprega a alegoria, o mito e a prosopopeia a fim de personificar fatos da natureza, acontecimentos históricos, as grandes idéias abstratas; em maravilhoso sobre-humano, quando exalta os feitos humanos de um modo direto e natural; em maravilhoso subjetivo, quando produzido pela alucinação, isto é, do mais profundo da alma das personagens; em maravilhoso científico, produzido pela crença nas verdades científicas e no seu poder de transformar o homem e o mundo. A ação deveria começar próxima do fim e depois remontar aos episódios anteriores pelo processo do associacionismo e da retrospecção.

(MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973, p. 61 - 62)

Considere tudo o que foi dito sobre a poesia épica, sobre suas características e analise as afirmações a seguir:

I) O herói épico, por ser quase sempre ligado à divindade (como por exemplo Héracles – mais conhecido como Hércules), não se restringe às características dos membros da comunidade em que se passa a narrativa.

II) O maravilhoso, característica do poema épico, foi abolido das formas épicas cristãs por se tratar de uma manifestação pagã na literatura.

III) A distância temporal entre o tempo de leitura e o tempo narrativo é o elemento que configura a lenda ou o mito.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I. 

b)

apenas II. 

c)

apenas I e II. 

d)

apenas III. 

e)

apenas II e III. 

Respostas

respondido por: agathamcsilva
5

Resposta:

D - Apenas III.

Explicação:

Opção I - FALSA

No texto não informa que os heróis épicos são quase sempre ligados à divindades e, como cita no tópico 5, eles representam suas civilizações, ou seja, se restrigem também às características dos membros.

Opção II -  FALSA

O 'maravilhoso' não foi abolido das formas épicas cristãs, pois como cita no texto "o 'maravilhoso' [...] deveria estar presente, sob a forma pagã [...] e sob a forma cristã [...]".

Opção III - VERDADEIRA

Essa questão é respondida logo no início do texto, onde cita "recuado no tempo, o suficiente para se transformar [...] em mito ou lenda".

Obs.: QUESTÃO CORRIGIDA PELO AVA.

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