O período compreendido por Idade Contemporânea é conhecido pelo progresso científico e a valorização do ser humano. A moral cristã não mais atende aos anseios das populações citadinas. Essa é a época da igualdade, da liberdade, do respeito a diversidade que marca em definitivo os direitos fundamentais do ser humano. Notadamente, as concepções filosóficas que orientam a vida prática, são assim conhecidas: marxismo, pragmatismo e existencialismo. Sobre as referidas concepções, assinale a alternativa CORRETA:
a) O pragmatismo não é uma doutrina filosófica por ser de utilidade prática. O existencialismo tem como ponto de partida o ser humano - o indivíduo, pelas suas ações, sentimentos -, pois essa doutrina se preocupa com o ser humano em relação ao mundo.
b) No existencialismo importa apenas o ser humano.
c) O pragmatismo é uma doutrina filosófica que está ligada ao senso prático, em que a verdade está relacionada à utilidade. Já o marxismo entende o homem como ser social e histórico, aborda a questão da sociedade produtiva e as lutas de classes.
d) Habermas (1929) foi o autor que afirmou que as argumentações morais servem para que os conflitos sejam desfeitos pelo consenso. O processo reflexivo, intersubjetivo, argumentativo, leva os participantes ao comum acordo. No entanto, esse pensamento não se enquadra no período compreendido como contemporaneidade.

Respostas

respondido por: Layllarafaela
35

Resposta: letra C

Explicação: tá na página 36 do livro "ética, política e sociedade" da uniasselvi

Perguntas similares