Respostas
Não existe essa possibilidade.
Pelo processo da indução elétrica pode-se separar cargas num condutor. Com a aproximação das cargas indutoras do bastão (no caso, cargas negativas), os "elétrons livres" mais próximos, sofrendo ação de forças elétricas mais intensas, são repelidos para mais distante possível, estabelecendo dois pólos com cargas elétricas opostas : um pólo (+) com "falta de elétrons" e outro pólo (─) com excesso de elétrons.
Enquanto esta separação de cargas permanecer, a esfera adquire configuração de um "dipolo elétrico" (cargas positivas e negativas concentradas em regiões opostas).
A este fenômeno dá-se o nome de "polarização" de cargas .
A esfera fica polarizada, mas não eletrizada; um pólo tem "excesso de X elétrons", o outro tem "falta de X elétrons". Após a retirada do bastão os X elétrons livres se redistribuem deixando a esfera despolarizada e neutra, como originalmente estava.
Se as cargas indutoras fossem positivas, a esfera adquire uma configuração inversa: o pólo mais próximo do bastão concentra cargas negativas (pois são atraídas pelas cargas positivas do bastão) e o outro polo concentra cargas positivas (pois são repelidas pelas cargas positivas do bastão).
Polarização de cargas num isolante.