Qual a história de José Bonifácio Nogueira ( sua infância, juventude, vida adulta e velhice). Esse José Bonifácio no qual falo, é de Ribeirão Das Neves, por favor me ajudem!!! (Ele recebeu seu nome em um escola aqui da região como homenagem)
Respostas
Explicação:
José Bonifácio de Andrada e Silva foi um naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Em 11 de janeiro de 2018 foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil,Nascimento 13 de junho de 1763
Santos, Estado do Brasil, Império Português
Morte 6 de abril de 1838 (74 anos)
Niterói, Rio de Janeiro, Império do Brasil
Nacionalidade português (antes da independência brasileira)
brasileiro
Cônjuge Narcisa Emília O'Leary
Filho(s)
Carlota Emília
Gabriella Frederica
Narcisa Cândida
Ocupação naturalista, estadista, poetaEm 11 de janeiro de 2018 foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil, por meio de Lei no 13.615/2018[2].
No campo político, foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e desde o início colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.
Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o já imperador Pedro I. Como consequência, em 16 de julho de 1823 o imperador demitiu-o do posto de ministro, e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil e reconciliado com o imperador, quando de sua abdicação, em 1831, assumiu a tutoria de seu filho
A Universidade de Coimbra deu seu nome a uma das galerias do seu Museu Mineralógico e Geológico.