De acordo com Pasquini, Souza e Filipim (2018) a gestão sofre influências diretas do mundo do trabalho. Relacionando essa afirmação com a educação podemos pensar que, a atuação do pedagogo, se vincula diretamente com o modelo de produção de um determinado contexto histórico.
Respostas
Alternativas.
I. A atuação do pedagogo preceituava a hierarquização das funções como administração, supervisão, planejamento e inspeção escolar.
II. A atuação do pedagogo estava baseada em dar a direção e controle ao processo escolar, de forma autoritária e sem diálogo com professores da instituição.
III. A atuação do pedagogo ocorreu de forma democrática e participativa. O trabalho era realizado de forma coletiva, contava com a participação de todos envolvidos no processo educativo.
IV. A atuação do pedagogo passou a ser regulamentada pela Reforma Universitária (Lei nº5540/68), abrangendo as seguintes habilitações: Magistério das disciplinas Pedagógicas de 2º Grau, Orientação Educacional, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar.
V. A atuação do pedagogo se restringia a elaboração do projeto político pedagógico, com a finalidade de propor novos caminhos para a gestão da escola, guiada pelos ideais da Gestão Democrática.
Apenas I, II e IV estão corretas.
A atuação do pedagogo passou por diversas modificações ao longo da história, pelo fato de que houveram diferentes tendências pedagógicas, como ocorreu desde o ensino tradicional, tecnicista até o ensino progressista atual.
Diante disso, a atuação do pedagogo passou a ser mais diversificada a partir da Reforma Universitária, que possibilitou que o profissional pudesse atuar em um maior segmento de áreas, de uma forma geral.