As obras dos hospitais da Rede Sarah Kubitschek se destacam dentre o acervo de projetos realizados por João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé. O primeiro hospital foi inaugurado em Brasília no ano de 1980, o que levou à criação do Centro Tecnológico Sarah Kubitschek (CTRS) que originou a Rede Sarah. Para a terceira unidade, construída em 1994 na cidade de Salvador, o arquiteto utilizou um sistema muito particular para o conforto térmico. A iluminação e ventilação natural foram incorporadas ao projeto por meio do sistema de cobertura denominado shed (Figura 1).
CARDOSO, C. Atelier VI: Pesquisa e levantamento de dados sobre a temática - Temática do projeto. KROTON, 2018.
Figura 1
asas
Disponível em: http://www.sarah.br/media/1368/a_redeSARAH_unid_salvadorgrande2.jpg?anchor=center&mod e=crop&rnd=130536445810000000. Acesso em: 24 mar. 2019.
O elemento shed, mencionado no texto, proporciona à edificação:
Escolha uma:
a.
O shed favorece o efeito chaminé, onde o ar frio é dissipado pela abertura por meio da diferença de temperatura do ar, diminuindo uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o gasto energético.
b.
O shed favorece o efeito de troca acústica, com menos reverberação do som, e também, diminuindo uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o gasto energético.
c.
O shed favorece o efeito de troca acústica, com maior reverberação do som, e também, estabilizando o uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, diminuindo o gasto energético.
d.
O shed favorece o efeito térmico, onde o ar frio é dissipado pela abertura por meio da diferença de temperatura do ar, associado ao uso de aparelhos de ar condicionado com menos gasto energético.
e.
O shed favorece o efeito chaminé, onde o ar quente é dissipado pela abertura por meio da diferença de densidade do ar, diminuindo uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o gasto energético. Correto
Respostas
Sobre os quesitos de melhoria da eficiência se certos produtos em ambientes hospitalares, temos que a resposta certa é a: e.
O shed favorece o efeito chaminé, onde o ar quente é dissipado pela abertura por meio da diferença de densidade do ar, diminuindo uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o gasto energético.
Isso porque hoje tem se buscado formas cada vez mais eficientes de reduzir os custos de funcionamento de um determinado local.
Nesse sentido, é importante notar que a tecnologia tem sido um grande aliado como no caso da questão que possibilita a diminuição do uso do ar condicionado sem prejuízos.
espero ter ajudado!
Resposta:
LETRA A: O shed favorece o efeito chaminé, onde o ar quente é dissipado pela abertura por meio da diferença de densidade do ar, diminuindo uso de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o gasto energético.
Explicação:
Corrigida pelo AVA