Respostas
A vila Maria Zelia foi fundada em 1901 e nela foram construídas as vilas operarias, onde os trabalhadores e suas famílias moravam, existiam escolas para as crianças, armazéns de alimentos, bebidas e ferramentas diversas, também tinham uma igreja e a fabrica onde passavam boa parte do dia trabalhando.
Existiam festejos de natal e de aniversario do proprietário da fabrica que todos iam, rotineiramente jogavam futebol, era a principal forma de lazer, também formou-se um clube atlético recreativo que se reuniam durante a noite.
Durante o dia os trabalhadores trabalhavam, as crianças iam para a escola e as mulheres se ocupavam das atividades domesticas.
Para os trabalhadores a construção da vila foi um avanço.
Espero ter ajudado!
A construção da Vila Maria Zélia se deu entre 1912 e 1918, sob inspiração de Jorge Street, médico carioca. Ele era proprietário de uma tecelagem, recebida de herança. Ele financiou a construção da vila com interesse em motivar seus trabalhadores.
A ideia de aumentar o local foi motivada pelo interesse em garantir mais espaço para suas operações e produção. Street chegou a ter mais de 100 mil equipamentos para produção de tecido.
Trabalho em tempo integral, investimento na educação das crianças filhas dos funcionários, tratamento médico infantil gratuito e etc, eram oferecidos no local.
A rotina básica da empresa era a de horários rígidos a serem seguidos, jornada diária de cerca de 10 horas, falta de vigilância contra o trabalho infantil e de direitos para as mulheres grávidas.
Todavia, também eram realizadas festas e bailes com frequência, o que reduzia a ocorrência de manifestações críticas.
Sobre a história do operariado brasileiro, leia: https://brainly.com.br/tarefa/18107139