Os efeitos terapêuticos, adversos ou até mesmo tóxicos da maioria dos fármacos ocorrem por meio da sua interação com macromoléculas do organismo, as quais são chamadas de receptores. Assinale a alternativa correta com a ordem dos tipos de receptores farmacológicos de acordo com os mecanismos de ações envolvidos na transmissão da resposta farmacológica da Coluna I. Coluna I 1. São poros, formados por proteínas e imersos na membrana plasmática. Os canais iônicos exercem papel fundamental na transdução de sinal através da passagem seletiva de íons sinalizadores, como Na+, K+, Cl- e Ca2+.2. 2. São inteiramente intracelulares e atuam principalmente sobre a modulação de fatores de transcrição nucleares. Para que possam interagir com os receptores intracelulares, os ligantes devem apresentar a capacidade de se difundir pelas membranas celulares. 3. Proteínas transmembrana que atravessam a bicamada lipídica sete vezes. Essas proteínas estão ligadas a uma molécula transdutora de sinal, chamada proteína G, A interação do receptor transmembrana com um ligante desencadeia uma mudança da sua conformação, desencadeando a resposta. 4. Consistem em uma proteína transmembrana, que apresenta domínio extracelular para interação com ligante e domínio intracelular com atividade enzimática.
Respostas
respondido por:
12
1 - Canais iônicos sensíveis a ligantes
2 – Receptores intracelulares
3 – Receptores acoplados à proteína G
4 – Receptores ligados à enzima
A ocorrência de efeitos terapêuticos, adversos ou tóxicos da grande parte dos fármacos está relacionada com a interação dos mesmos com macromoléculas presentes nos organismos. Essas macromoléculas recebem a denominação de receptores.
São exemplos de tipos de receptores farmacológicos, os receptores intracelulares, acoplados à proteína G, ligados à enzima e os canais iônicos.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás