As lideranças paulistas, sobretudo após o insucesso da Revolução de 1932, procuraram implantar as sementes da renovação educacional, visando a uma transformação modernizadora da mentalidade e dos objetivos das lideranças das classes mais favorecidas. Daí a fundação da Universidade, no estado mais rico da federação, e a contratação de professores estrangeiros para ministrarem as disciplinas em um país que não dispunha de quadros suficientes e qualificados. Sobre a Geografia científica no Brasil, considere as afirmações que seguem:
ANDRADE, M. C. de. Pierre Monbeig e o pensamento geográfico no Brasil. 1994, p. 65.
I – Delgado de Carvalho é um dos principais geógrafos no processo de consolidação da Geografia científica no Brasil. Ele criticava a Geografia produzida por Institutos, alegando falta de rigor metodológico.
II – A Geografia científica brasileira foi influenciada pela escola francesa, uma vez que, o curso de Geografia na Universidade de São Paulo foi instituído por franceses como Pierre Deffontaines.
III – A participação do Brasil no Congresso Internacional de Geografia, realizado na França em 1931, pode ser considerado um marco no desenvolvimento científico da Geografia no Brasil.
IV – A abordagem geográfica no Brasil se desenvolveu de forma distinta no que tange ao ambiente universitário e ao escolar. No âmbito escolar, a abordagem não sofreu transformações significativas.
Está correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
I e II.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
I, II e III.
Alternativa 5:
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa IV
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás