Para Lopes (1991, p.43), é perfeitamente possível transformar “[...] aula expositiva numa técnica de ensino dinâmica, capaz de desenvolver o pensamento crítico do aluno, dando-lhe oportunidade para o desenvolvimento da reflexão crítica, da criatividade e da curiosidade científica, atributos essenciais numa educação transformadora.” Exercitando a sua memória enquanto aluno/a descreva sucintamente as suas aulas de História no ensino fundamental (ou nível correspondente). Das práticas executadas pelos seus professores/as, o que você preservaria, o que você substituiria e como você agiria, hoje, no comando de uma aula dessa disciplina?
Respostas
respondido por:
2
Minhas aulas de História no Ensino Fundamental basearam-se em muitas aulas repetitivas, e de memorização, elementos que seguem a lógica tradicional do ensino, uma vez que a função do professor trata-se apenas da transmissão dos conhecimentos.
Todavia, em muitas aulas, os educadores se preocupavam em estimular o raciocínio crítico e a reflexão sobre as temáticas apresentadas, o que se mostrava extremamente positivo para o ensino ativo dos educandos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás