Leia o texto e analise a imagem apresentados a seguir.
Pela linha paterna, o príncipe imperial descendia de reis e antepassados ilustres. D. Pedro II era o oitavo duque de Bragança, cuja família estava entrelaçada com os Capetos da França. Pela linhagem materna, D. Pedro era ligado ao imperador Francisco I, da Alemanha, da Áustria, da Hungria e da Boêmia, ele mesmo filho de Leopoldo II, imperador da Alemanha e irmão de Maria Antonieta, mulher de Luís XVI. Ao mesmo tempo, isolado no Paço, esquecido em consequência das conturbações políticas e da doença da mãe, D. Pedro II se tornava o “órfão da nação”.
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos
trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 47-49. (Adaptado).
O texto descreve a linhagem familiar de D. Pedro II, que descende de portugueses e austríacos, enquanto a imagem representa D. Pedro II criança, que seria considerado órfão da nação, desde a Abdicação de seu pai. Diante do exposto e com base nos documentos, explique a associação entre
a) a linhagem familiar e as relações internacionais, no Império;
b) a orfandade de D. Pedro II e a construção de um projeto de nação para o Brasil, no Segundo Império.
Respostas
respondido por:
5
Explicação:
A) Ter casamentos comprometidos na época era uma maneira de assegurar a paz e vários outros tratados entre as nações que beneficiariam ambas.
B)Com essa orfandade de Dom Pedro ll o Brasil era formado por meio de fortes turbulências, por não possuir uma imagem concreta de soberano.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás