De acordo com Cervo e Bervian, o conhecimento filosófico se distingue do científico pelo objeto de investigação e pelo método. Podemos dizer que:
a.
O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é racional.
b.
O objeto das ciências é de ordem suprassensível e seu método é experimental, enquanto o objeto da filosofia é de ordem física e seu método é racional.
c.
O objeto das ciências é de ordem suprassensível e seu método é racional, enquanto o objeto da filosofia é de ordem física e seu método é experimental.
d.
O objeto das ciências é de ordem física e seu método é racional, enquanto o objeto da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é experimental.
e.
O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é matemático.
Em relação às correntes filosóficas Racionalismo e Empirismo, podemos afirmar:
a. Ambas dão prioridade ao sujeito sobre o objeto.
b. Ambas enfatizam o papel do objeto.
c. Ambas afirmam que a experiência é a fonte mais confiável de conhecimento.
d. Enquanto o Racionalismo diz que a razão é o principal instrumento na busca pela verdade, dando prioridade ao sujeito sobre o objeto; o Empirismo diz que a experiência é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do objeto.
e. Enquanto o Racionalismo diz que a experiência é o principal instrumento na busca pela verdade, dando prioridade ao objeto sobre o sujeito; o Empirismo diz que a razão é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do sujeito.
Respostas
De acordo com Cervo e Bervian, o conhecimento filosófico se distingue do científico:
a. O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é racional.
O conhecimento filosófico distingue-se do científico pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de experimentação. O objeto da filosofia é constituído de realidades imediatas, não perceptíveis pelos sentidos e por serem de ordem supra sensível ultrapassam a experiência, método racional.
Sobre o Racionalismo e Empirismo:
d. Enquanto o Racionalismo diz que a razão é o principal instrumento na busca pela verdade, dando prioridade ao sujeito sobre o objeto; o Empirismo diz que a experiência é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do objeto.
O Empirismo é a forma de conhecer que valoriza nossas percepções sensoriais. O Racionalismo considera somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro.
Bons estudos!
Resposta:
1. resposta correta é: O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é racional.
2. resposta correta é: Enquanto o Racionalismo diz que a razão é o principal instrumento na busca pela verdade, dando prioridade ao sujeito sobre o objeto; o Empirismo diz que a experiência é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do objeto.
Explicação:
No Racionalismo, a razão é considerada a maior (ou única) fonte de conhecimento, portanto, dá prioridade ao sujeito (e à sua razão) sobre o objeto. No Empirismo, ao contrário, a experiência é considerada critério ou norma da verdade, logo, enfatiza o papel do objeto (e da experiência).