É fato que tudo deve ser “apresentado” nas demonstrações contábeis. O fato de algo passar despercebido na elaboração das demonstrações contábeis pode fazer com que a entidade tome decisões e siga caminhos que poderiam ser evitados. Assim, é necessário atentar-se às especificidades no momento de fazer a mensuração.
Considerando o apresentado e o conteúdo estudado sobre a mensuração das provisões, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se observar se a provisão foi baseada na melhor estimativa, caso ocorra a liquidação das obrigações.
II. O dinheiro tem o “valor” alterado conforme o tempo. Para definir a provisão, deve-se levar em conta a relação entre o dinheiro e o tempo.
III. Quando ocorre um fato contábil, a entidade leva em conta os riscos do negócio. Sendo assim, na elaboração das provisões, isso é um fator considerado irrelevante.
IV. Quando for realizada a mensuração, deve-se observar os ganhos esperados com a alienação dos ativos.
É correto o que se afirma em:
I e II, somente.
II e III, somente.
II, III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II e IV, somente.
Respostas
Resposta:
Resposta Correta:
Correta I e II, somente.
Explicação:
A alternativa está correta, pois a afirmativa I discorre sobre o cuidado atento acerca da provisão, que deve ser baseada na melhor estimativa no caso de ocorrer a liquidação das obrigações. A afirmativa II fala sobre o fato de o dinheiro ter o “valor” alterado conforme o tempo, para definir a provisão deve-se levar em conta a relação entre o dinheiro e o tempo. A afirmativa III é falsa, pois para se chegar à melhor estimativa é preciso levar em conta os riscos e incertezas inerentes ao evento no momento de se estabelecer a provisão. E, por fim, a afirmativa IV é falsa, pois quando se realiza a mensuração da provisão não devem ser levados em conta os ganhos esperados pela alienação de ativos.
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I discorre sobre o cuidado atento acerca da provisão, que deve ser baseada na melhor estimativa no caso de ocorrer a liquidação das obrigações. A afirmativa II fala sobre o fato de o dinheiro ter o “valor” alterado conforme o tempo, para definir a provisão deve-se levar em conta a relação entre o dinheiro e o tempo. A afirmativa III é falsa, pois para se chegar à melhor estimativa é preciso levar em conta os riscos e incertezas inerentes ao evento no momento de se estabelecer a provisão. E, por fim, a afirmativa IV é falsa, pois quando se realiza a mensuração da provisão não devem ser levados em conta os ganhos esperados pela alienação de ativos.